top of page
Buscar

"Será que estou com pouco leite?": Aprenda a identificar se o bebê está mamando bem

  • Foto do escritor: Giovana Astolfi
    Giovana Astolfi
  • 10 de fev.
  • 3 min de leitura

Quando o bebê nasce, queremos garantir que as necessidades básicas dele sejam supridas, especialmente a sua alimentação. Queremos que ele mame bem, que ganhe peso, que tenhamos bastante leite. Mas, como o comecinho pode ser complicado para mãe e bebê, a mãe fica muito preocupada com a sua produção de leite, muitas vezes duvida que tem o suficiente e chega a achar que o bebê está com fome.


Aí que mora o perigo: se acreditamos que temos pouco leite e que o bebê está passando fome, vamos querer dar um complemento e a bola de neve até o desmame precoce pode começar. Mas calma!


Para fugir dessa situação, precisamos conhecer os processos do nosso corpo e dominar os sinais de que o bebê está tomando leite suficiente.


Poucos ml na ordenha não significa baixa produção!
Poucos ml na ordenha não significa baixa produção!

Primeiro de tudo, saiba: não existe leite fraco. Todo leite materno é rico em nutrientes e é perfeito para o bebê. É o melhor alimento que o bebê pode receber, em qualquer idade que ele tenha. Seja nos primeiros dias de vida ou aos 3 anos de idade, não importa a coloração ou a consistência do leite, nenhuma mulher produz "leite fraco", isso é mito!


Segundo, pouquíssimas mulheres possuem uma real baixa produção de leite. Algumas, por problemas hormonais, problemas de saúde ou da própria formação da estrutura da mama, podem realmente sofrer com uma produção insuficiente. Entretanto, a grande maioria das mulheres possuem plena capacidade para produzir leite e amamentar.


O que acontece em quase todos casos é que, por algum fator no puerpério que prejudica um bom estímulo no seio, como: fatores emocionais, dificuldade do bebê em sugar e extrair leite, bebê muito tempo longe da mãe, confusão de bicos e fluxo e outras complicações, o corpo da mulher começa a produzir cada vez menos leite, pois entende que não precisa de mais do que aquilo que já tem.


Nos primeiros dias...


É normal ter pouco volume de leite logo após o parto. O seio já produz desde a gestação, e o pouco volume de colostro é o suficiente para o recém-nascido, já que seu estômago tem apenas 7ml de capacidade. Depois de alguns dias, o leite maduro desce - a apojadura - e então o leite começa a ser produzido conforme a demanda. Quanto mais leite sai, mais leite produz.


Atenção: bebê que chora muito ou quer mamar com frequência, mamas murchas/molinhas, não vazar leite ou conseguir poucos ml na ordenha não significam que você tem baixa produção!


Como o seio não é transparente e não podemos enxergar o quanto está saindo, a mãe precisa saber identificar os sinais de uma mamada efetiva e os sinais de que algo não está indo bem. Se você veio aqui pra saber os sinais que indicam que seu bebê está mamando bem, faça o checklist abaixo:


Sinais de que o bebê está mamando bem:


  1. De modo geral, está tudo bem na amamentação? Mamadas sem dores, feridas ou dificuldades?

  2. Após as mamadas, o bebê relaxa e tira uma soneca boa?

  3. O bebê faz mais de 6 fraldas de xixi por dia? Faz cocô com frequência?

  4. O desenvolvimento geral do bebê vai bem? Está ganhando peso, crescendo, atingindo novos marcos, apresenta bom desenvolvimento motor e cognitivo?

  5. Durante a mamada, você consegue ouvir o bebê engolindo leite ou percebe que engole pelos movimentos na papinha?

  6. O bebê faz movimentos lentos e profundos de abertura e fechamento de boca durante a mamada?


Se você respondeu SIM para essas perguntas, não se preocupe, você está produzindo leite suficiente e seu bebê está mamando bem!


Porém...


X Se você sente dor durante as mamadas

X Se o bebê não faz muito xixi e cocô

X Se o bebê nunca demonstra estar engolindo leite

X Se o bebê nunca tira sonecas prolongadas e sempre está querendo ficar pendurado no peito

X Se o bebê está com baixo ganho de peso

X Se todos esses sinais estão juntos


... significa que algo está errado, outras questões precisam ser avaliadas e um profissional precisa ser consultado.


O quanto antes você buscar ajuda, maiores são as chances do bebê aprender a pegar e estimular bem o seio e você manter uma alta produção de leite!



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page