top of page
Buscar

Nem tudo é sobre a pega: há outro problema que impede o bebê de mamar bem

  • Foto do escritor: Giovana Astolfi
    Giovana Astolfi
  • 20 de fev.
  • 2 min de leitura

E quando a pega está maravilhosa, mas ainda parece ter algo errado?


É claro que, para o bebê mamar bem, costumamos focar na pega correta, no posicionamento, na boa produção de leite da mãe, se tem linguinha presa ou não e etc. Esses fatores básicos são essenciais para que o bebê mame bem, com certeza. Mas é necessário entender que nem tudo é culpa da pega!



O que acontece com frequência quando um bebê não está conseguindo mamar e as questões básicas já foram avaliadas é que o bebê pode estar tendo uma dificuldade motora para realizar uma sucção bem feita. E isso pode acontecer por vários motivos: prematuridade, imaturidade do sistema sensório-motor oral, compensações que o bebê faz devido à tensões orais ou corporais, fraqueza muscular, compensações por conta do frênulo alterado ou então por conta de questões mais graves, como alterações neurológicas, síndromes ou anomalias.


As disfunções que o bebê pode apresentar são ausência de reflexos de busca e de sucção, sucção fraca ou forte demais, tensões nos lábios, postura de língua inadequada e várias outras que apenas o fonoaudiólogo bem preparado poderá avaliar e diagnosticar.


Mas, se apenas o fonoaudiólogo consegue detectar, como a mãe pode desconfiar que há alguma disfunção?


Em geral, as mães percebem alguns sinais durante a mamada e procura por ajuda. Alguns dos sinais de que PODE haver alguma disfunção oral são:

  • O bebê que não abocanha o seio

  • O bebê que abocanha mas não consegue sugar;

  • O bebê que suga por muito tempo mas não consegue extrair leite de forma eficiente e, dessa forma, dorme durante a mamada e não ganha peso

  • O bebê que machuca o seio da mãe

  • O bebê que morde o seio

  • O bebê que sente ânsia toda vez que abocanha e assim não consegue iniciar a mamada...


São vários sinais que indicam que algo não está correto, mesmo quando a pega e posicionamento parecem estar ótimas. É aí que entra a atuação fonoaudiológica: apenas o fonoaudiólogo é capacitado para avaliar e tratar as disfunções orais, e por isso é importante que os sinais sejam percebidos pela mãe e que esta procure uma avaliação o quanto antes.


Quanto mais cedo o bebê receber o tratamento adequado, maiores são as chances do sucesso na amamentação.


Seu bebê apresentou alguns dos sinais acima e você acredita que pode ser algo além da pega? Busque um fonoaudiólogo!


 
 
 

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Feb 24
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom!!!!

Like
bottom of page