Itens do enxoval: os que te ajudam e os que podem te atrapalhar para amamentar
- Giovana Astolfi
- 24 de jan.
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de jan.
Aqui temos um tema que pode ser bem relativo até certo ponto, já que a experiência da maternidade é muito individual e alguns itens podem ser muito úteis para algumas mães e, para outras, os mesmos itens podem ser desnecessários.
Porém, alguns acessórios podem ser muito legais e podem ajudar bastante na hora de dar o tetê, já que o comecinho não é fácil, e nem todos são amigáveis de se ter por perto para utilizar sem informações ou apoio de um profissional (alguns deles podem mais atrapalhar!).

Coloquei a foto acima propositalmente para, antes de tudo, te falar algo importante: para ter filhos, você não precisa fazer o quartinho perfeito igual da blogueira, com todos os móveis combinando, a paleta de cores chique, o ambiente mais "instagramável" do mundo. Seu filho vai ser feliz se você fizer um quarto assim pra ele, mas também será muito feliz se o quartinho dele tiver um colchão no chão, uma cômoda pequena e muito amor e presença.
Não se coloque pressões, faça aquilo que você pode e deseja de verdade.
Agora, vou pontuar aqui alguns itens comuns quando falamos em facilitar a amamentação e vou descrever se é bom tê-los ou nem comprá-los para a chegada do bebê.
Poltrona de Amamentação

A poltrona é um item interessante e que ajuda bastante para o momento de dar mama pro bebê. Ela oferece conforto, te ajuda a se posicionar bem e ficar tranquila.
Porém, não destaco como um item indispensável. Pode ser que pese no orçamento da família ou que não haja espaço para ela na casa/apartamento, e a falta dela não vai prejudicar em nada.
Almofada de amamentação

A almofada também é um acessório que pode ajudar bastante a posicionar o bebê e apoiar os braços para não cansar. Atenção apenas para o tamanho dela. Algumas são mais altas, outras mais finas e baixas, e por conta da variação da estrutura física de cada mulher, pode ser que algum modelo fique desalinhado. Teste antes na loja e veja se o tamanho fica bom pra você. Na falta dela, dá pra substituir o apoio por travesseiros e almofadas.
Sutiãs de amamentação

Esses tornam mais práticos os momentos de tira-e-guarda o peito. Usei durante dos 2 anos (e contando) de amamentação da minha filha e me sentia muito confortável. Procure sutiãs com boa sustentação para seu tamanho. Se utilizar sutiãs com bojo, cuidado para que estes não fiquem com aquele ferrinho apertando seu seio.
Concha protetora/coletora

Essas conchas rígidas são vendidas com o "objetivo" de formar o bico do peito, protegê-los de rachaduras e "coletar" o leite que vaza.
Não são indicadas pela maioria das consultoras, porque ela cria um ambiente úmido e abafado no mamilo, podendo facilitar machucados e virar um local propício para proliferação de fungos, a candidíase mamária.
Aqui também podemos citar os absorventes descartáveis de seios. Esses até podem ser usados, mas com muita restrição e em casos pontuais, porque também deixam o local úmido e causam os mesmos problemas que a concha.
No lugar deles, pode-se usar a rosquinha.
Rosquinha de seios

A rosquinha é bem legal para substituir as conchas e absorventes, pois ela impede o contato do mamilo com o tecido do sutiã e evita que haja atrito entre eles, o que poderia ferir o bico ou, nos casos em que já apresentam feridas, evita da pele grudar no tecido e prejudicar a cicatrização. Além disso, elas ajudam a absorver o leite que eventualmente vaza. Dá pra fazer suas próprias rosquinhas com meias ou com as fraldinhas de boca do bebê.
Bico de silicone

Não tenha esse item no seu enxoval. Eles são vendidos como protetores de mamilos, porém eles podem atrapalhar o processo de sucção do bebê e ainda provocam uma pega incorreta, que pode machucar ainda mais os mamilos.
Esse item é usado em casos muito específicos, com objetivos bem definidos e com acompanhamento de uma consultora em amamentação.
Sonda de relactação

Você definitivamente não precisa de uma sonda no seu kit de enxoval. Assim como o item acima, a sonda só deve ser utilizada em casos muito específicos e com acompanhamento profissional e plano de retirada.
Caso contrário, ele pode causar confusão de fluxo no bebê e prejudicar sua amamentação.
Mamadeiras e chupeta

A polêmica sempre chega, né? Bom, a não ser que você já tenha decidido que quer dar mamadeira pro seu bebê (o que não há nenhum problema, se você deseja isso), eu não recomendo ter mamadeiras e chupetas já no enxoval antes do bebê nascer.
O motivo é que, nos primeiros momentos de desespero, alguma noite mal dormida, um choro que não acaba, um esgotamento mental, você vai acabar recorrendo à um deles. E todos já sabemos (ou não?) que o uso de bicos artificiais apresentam riscos de desmamar o bebê antes do tempo e antes que você queira.
Por isso, é melhor não ter no enxoval, para que em algum sinal de dificuldade, você procure por ajuda. Deixa pra comprar mais pra frente, depois de ter pensado se quer mesmo oferecer pro seu bebê.
Coletor de leite

Esse aqui é o meu queridinho! 100% em silicone, o coletor foi feito para que você o deixe acoplado no seio livre enquanto o bebê mama o outro, pois o seio livre vaza leite (principalmente nas primeiras semanas) e o coletor evita o desperdício desse leite. Você pode armazenar esse leite coletado em outros recipientes mais apropriados depois.
Além disso, esse coletor já me salvou em várias situações de ingurgitamento ("leite empedrado") quando eu não tinha bomba extratora.
Bomba extratora de leite

A bomba extratora é uma ótima amiga para situações em que você precisa ou deseja ter leite armazenado no congelador para oferecer ao seu bebê depois. Ou então se você não está conseguindo dar o peito por algum motivo, mas quer dar o seu próprio leite e quer continuar a estimular a produção de leite. Ou precisa aumentar a produção de leite.
Existem de vários tipos, elétricas ou manuais, baratinhas ou caríssimas, mas, nem todas precisam da bomba.
Minha sugestão é que você tenha o coletor, e caso mais pra frente você precise tirar maiores quantidades de leite ou estimular para que a produção aumente, aí você pode comprar uma ou, dependendo da sua cidade, você consegue alugar também.
Compressa térmica de seios

A compressa realmente vai ser útil, principalmente para os primeiros dias pós-parto quando o leite desce e os seios ficam inchados e doloridos.
Se não puder comprar dessa, não precisa necessariamente ser compressa de seios, pode usar aquelas bolsas de gel pequenas que encontramos na farmácia ou até mesmo utilizar folhas de repolho bem higienizadas e congeladas.
Cuidado com a temperatura para não causar queimaduras!
E por último, mas muito importante...
Uma bela garrafa de água!

Porque amamentar dá muuuuuita sede! Tenha sempre uma companheira dessa por perto quando for amamentar.
Concluindo...
Lembre-se que muitas coisas são relativas e cada mulher tem experiências, necessidades e gostos específicos. Aqui estou dando um norte do que pode ser bem legal pra te ajudar a amamentar e outros que podem atrapalhar esse processo.
Espero que esse post te ajude a adquirir o que é realmente necessário, sem gastar dinheiro à toa e que te apoie na jornada de cuidar de um bebezinho e dar bastante leite!
Comments